São Pedro – O Primeiro Papa da Igreja

Desde a sua fundação, a Igreja já teve 266 Papas. Mas você sabe qual foi o primeiro Papa? Conheceremos neste artigo um pouco mais sobre São Pedro – O Primeiro Papa da Igreja.

Uma Breve Biografia de São Pedro

Simão, filho de Jonas, nasceu em 10 a.C, em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, na Galiléia. Era judeu, casado e morava na cidade de Cafarnaum. Tinha um irmão chamado André.

Simão era pescador e possuía um barco junto com seu irmão. Eles trabalhavam juntos, com o pai, no Mar da Galiléia.

O Encontro de Pedro com Jesus

Foi André, irmão de Simão, quem o apresentou a Jesus. Os dois foram escolhidos pelo Mestre para serem seus discípulos. Jesus diz a ele:

Não tenha medo; a partir de agora você será um pescador de homens.

Ele começa a seguir Jesus e muda seu nome para Pedro. Está entre entre os quatro primeiros discípulos de Cristo e apresenta uma personalidade impulsiva, conforme podemos observar nos Evangelhos.

Jesus Escolhe Pedro para ser Líder da Igreja

Certa vez Jesus perguntou a seus discípulos:

Quem vocês dizem que eu sou?

Pedro respondeu:

Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Dessa forma, Pedro foi o primeiro a reconhecer a divindade de Jesus, que o escolhe então para liderar a Igreja:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Mateus 16:18,19

Como o Apóstolo Pedro Morreu

Em 64 DC ocorreu o incêndio de Roma e Nero colocou a culpa nos Cristãos. Ele empreende então a primeira perseguição aos Cristãos, ocasionando a prisão de milhares de Cristãos. Entre eles, estava São Pedro.

São Pedro - O Primeiro Papa da Igreja. São Pedro, pintura de Peter Paul Rubens - 1612
São Pedro – O Primeiro Papa da Igreja. São Pedro, pintura de Peter Paul Rubens – 1612

 

Ele ficou preso na Prisão Mamertina, no ano de 64 ou 67.

Leia também:
A Prisão Mamertina – Onde São Pedro e São Paulo Ficaram Presos

 

Onde o Apóstolo Pedro Morreu

Pedro morreu na Colina do Vaticano, no Circo de Nero. No ano 326 D.C. o imperador Constantino ordenou a construção da Antiga Basílica de São Pedro. Desta construção, nada restou. Foi reconstruída em 1506, sem inaugurada em 1626.

Basílica de São Pedro. Reprodução: Vaticano
Basílica de São Pedro. Reprodução: Vaticano

 

Arqueólogos encontraram o túmulo de São Pedro, que fica no subsolo da Basílica, exatamente abaixo do altar papal, rodeado pela grande Basílica. Lá também se encontram suas relíquias, que foram descobertas durante uma obra de restauração, encomendada pelo Papa Pio XII, na década de 1950.

São Pedro – O Primeiro Papa da Igreja

Por conta das palavras de Jesus (Mateus 16:18,19), São Pedro é considerado o primeiro Bispo de Roma, e por consequência o primeiro Papa da Igreja Católica. O título de primeiro Papa lhe foi dado anos depois, porque essa nomeação só começou a ser utilizada dois séculos mais tarde.

É considerado que ele exerceu seu Pontificado entre os anos 33 e 67. São Pedro, juntamente com São Paulo, são considerados os fundadores da Igreja.

Antes de ser crucificado e morrer, São Pedro escolheu Lino como seu sucessor, sendo o segundo Papa da Igreja Católica. A autoridade de São Pedro vem sendo transmitida através dos séculos até chegar ao nosso 266º herdeiro do principal cargo da Igreja Católica: o Papa Francisco.

Os Milagres de São Pedro

São Pedro realizou inúmeros milagres, como por exemplo, quando ressuscitou Tabita em Jaffa, para a alegria daquela comunidade fora de Jerusalém.

Em sinal de respeito, nenhum Papa após São Pedro quis usar o seu nome. São Pedro é recordado em 29 de junho pela Igreja.

Leia também:
São Lino – O Segundo Papa da Igreja

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas