Quem foi Carlo Acutis

Em 10 de Outubro de 2020, Carlo Acutis se tornou o primeiro “influencer” beato reconhecido pela Igreja.

Quem foi Carlo Acutis

Ele nasceu em Londres, no dia 3 de maio de 1991 e foi batizado no dia 18 do mesmo mês. Em setembro do mesmo ano seus pais se mudaram para Milão, na Itália.

Desde muito cedo, apesar de seus pais não frequentarem a Igreja, Carlo manifestava um interesse muito grande por Deus. Isso fez com que seus pais, aos poucos, começassem a recuperar a fé.

A paixão por Deus era tão grande que recebeu a sua Primeira Comunhão aos 7 anos de idade. O próprio Carlo havia pedido ao Bispo uma licença especial para que ele pudesse receber o Corpo de Cristo.

Carlo Acutis adorava brincar: jogava futebol e videogame com seus amigos e também adorava pipa. Também amava a natureza e os animais.

Carlo Acutis o Padroeiro da Internet.
Carlo Acutis o Padroeiro da Internet – Foto: Reprodução/ Internet.

No entanto, a sua maior paixão era Jesus Cristo presente na Eucaristia. Como catequista, ajudava em sua Igreja. Orava todos os dias e fazia adoração ao Santíssimo Sacramento antes ou depois da Santa Missa.

Em momento algum ele escondeu sua fé e religiosidade de seus amigos. Aliás, convidava-os para irem à Missa. Também se confessava com frequência.

Apesar de ter sido de uma família com uma boa condição financeira, Carlo Acutis sempre viveu de um jeito humilde e muito simples.

Tinha um apreço especial pelos moradores de rua e costumava servir o jantar a eles, muitas vezes servindo o seu próprio jantar.

Ele sempre encontrava um morador de rua no caminho para a Igreja. Certa vez, com as suas próprias economias, comprou um saco de dormir para o necessitado.

Carlo Acutis tinha um interesse muito grande por computação, e tinha um grande conhecimento nessa área. Ele utilizava esse seu dom para evangelizar.

Ele idealizou e desenvolveu uma exposição que abordava. Também criou um site catalogando cada milagre reconhecido pela Igreja. Daí o título de “Padroeiro da Internet”.

Alcançava milhares de pessoas, de todo o mundo, pela sua personalidade e pela forma como costumava comunicar a sua fé.

Encorajava os jovens a buscar e descobrir os dons que Deus deu a cada um: “Todos os homens nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias, não deixem isso acontecer com vocês!”

Como morreu Carlo Acutis

Carlo Acutis morreu com 15 anos de idade, em 2006, no dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Meses antes de morrer, Carlo havia previsto a sua morte dizendo em um vídeo “Estou destinado a morrer…” e dois dias antes, pediu para receber os Sacramentos da Unção dos Enfermos e da Comunhão.

Foi sepultado em Assis, seu lugar favorito no mundo e onde já havia manifestado desejo de lá ser sepultado e que foi, prontamente, atendido pela sua família.

No dia do funeral, o cemitério e a Igreja estavam lotados, entre as pessoas haviam muitos moradores de rua que ele costumava ajudar sem que a sua família soubesse.

Em 12 de Outubro de 2012, devido a sua fama de santidade espalhada rapidamente pelo mundo todo, foi aberta a causa para sua beatificação e canonização.

Em 5 de Julho de 2018, Carlo foi declarado Venerável pelo Papa Francisco e, em sua Exortação Apostólica Christus Vivit, o colocou como exemplo para os jovens.

Seus restos mortais foram transferidos, em 6 de Abril de 2019, para o Santuário de Despojamento, em Assis, e seu corpo, venerado por muitos fiéis, repousa em um monumento ao lado direito do Santuário.

Em 21 de Fevereiro de 2020, o Papa Francisco aprovou um milagre atribuído à sua intercessão: um garoto brasileiro se curou de uma doença grave após tocar em uma relíquia com sangue de Carlo.

Qual o milagre de Carlo Acutis?

Após a morte de Carlo Acutis, o padre Marcelo Tenório da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, passou a expor uma roupa, contendo sangue de Carlo, na missa anual de Nossa Senhora Aparecida.

Em 2010, um avô desesperado levou até a paróquia o seu neto que passava por grandes complicações. Segundo relatos da família, o garoto foi curado após tocar na roupa de Carlo exposta na paróquia.

O garoto curado, seu avô e seus familiares na Paróquia São Sebastião - MS.
O garoto curado, seu avô e seus familiares na Paróquia São Sebastião – MS – Foto: Reprodução/ Internet.

Carlo é considerado pelo Papa Francisco um jovem “brilhante” e “criativo” e o aponta como exemplo para as novas gerações.

“É verdade que o mundo digital pode expô-lo ao risco do retraimento, do isolamento ou do prazer vazio. Mas não podemos esquecer que neste ambiente há jovens que também são criativos e, às vezes, brilhantes”, escreveu o papa Francisco se referindo a Carlo.

O primeiro passo para se tornar santo da Igreja é a beatificação, que é necessária a intercessão de pelo menos dois milagres.

A Beatificação de Carlo Acutis

Carlo Acutis, o primeiro “influencer” beato a chegar aos altares, foi beatificado pela Igreja Católica no dia 10 de Outubro de 2020 após reconhecer o que considera um milagre realizado por ele a um garoto brasileiro.

A cerimônia solene de beatificação, que foi transmitida ao vivo pela internet, aconteceu na Itália, na Basílica de São Francisco de Assis com a presença da sua família.

Família de Carlo Acutis na cerimônia de beatificação na Basílica de Assis
Família de Carlo Acutis na cerimônia de beatificação na Basílica de Assis – Foto: Reprodução/ Internet.

Segundo a Igreja, o corpo de Carlo está “intacto” e com as roupas que ele costumava usar: calça jeans e tênis.

A data de sua celebração passou a ser no dia 12 de Outubro, mesma data em que se celebra o Dia da “Padroeira do Brasil”, Nossa Senhora Aparecida.

Corpo de Carlo Acutis no Santuário de Despojamento, em Assis.
Corpo de Carlo Acutis no Santuário de Despojamento, em Assis – Foto: IPA/Sipa USA.

Leia também:
O Milagre do Escravo Zacarias Realizado por Nossa Senhora Aparecida

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas