A Impressionante Aparição de Nossa Senhora em Lourdes

No início de 1.858 muitas coisas estavam acontecendo na França e no mundo, durante o segundo Império Francês. Naquela época, Napoleão III reinava na França e muitas ideologias e perigos começavam a surgir na vida dos fiéis católicos.

A Impressionante Aparição de Nossa Senhora em Lourdes

Foi neste contexto de incertezas que, no dia 11 de fevereiro de 1.858, em Lourdes na França, Deus resolve enviar sua amada Mãe à uma pequena e humilde camponesa de 14 anos, que se chamava Bernadette Soubirous.

Bernadette Soubirous nasceu em 7 de janeiro de 1844. Era analfabeta e ignorava os assuntos sobre religião.

Bernadette Soubirous – Foto: Reprodução/ Internet.

A História se deu quando Bernadette, ao notar que a lenha da sua casa estava acabando, resolveu ir buscar mais lenha na companhia de sua irmã mais nova e de uma amiga.

No caminho, chegando próximo a um córrego, a irmã e a amiga o atravessaram. Bernadette ficou com medo de entrar na água gelada e ficou para trás.

Foi então que, neste momento, ouviu um barulho como se fosse uma rajada de vento, embora o ar estivesse muito calmo, e, ao olhar para uma gruta próxima do local onde ela estava, viu uma luz que a deixou curiosa.

Como Nossa Senhora Apareceu à Bernadete Soubirous em Lourdes

Bernadette se aproximou da gruta e lá dentro viu uma Senhora, vestida de branco, com uma faixa azul presa na cintura, com um rosário de contas de pérolas nas mãos, em oração e rosas de ouro amarelas, uma em cada pé.

Bernadette se aproximou e as duas começaram a rezar juntas. Pouco depois, Senhora desapareceu.

A Impressionante Aparição de Nossa Senhora em Lourdes. Bernadette e Nossa Senhora na gruta - Foto: Reprodução/ Internet.
A Impressionante Aparição de Nossa Senhora em Lourdes. Bernadette e Nossa Senhora na gruta – Foto: Reprodução/ Internet.

Aquela senhora se tratava da Santíssima Virgem Maria, que apareceu com o objetivo de pedir oração e penitência pela conversão dos pecadores.

Nossa Senhora apareceu para Bernadette por um período de seis meses, sempre com data e horários marcados.

Na terceira vez que apareceu à jovem, Nossa Senhora falou pela primeira a Bernadete, em seu dialeto, para ser compreendida.

A menina entregou-lhe então papel e caneta para que a Senhora pudesse escrever seu nome. A Senhora então responde que não é preciso, e diz à menina o seguinte:

“Não prometo te fazer feliz neste mundo, mas no próximo. Você pode fazer a gentileza de vir até aqui por quinze dias?”

Bernadette afirmou com a cabeça e a Senhora desaparece logo em seguida. A menina permaneceu fiel à promessa que fez.

A Notícia da Aparição de Nossa Senhora em Lourdes

A notícia se espalhou e muitas pessoas começaram a visitar a gruta com a intenção de ver Nossa Senhora, mas apenas Bernadette tinha o privilégio de vê-la. Isso gerou enorme desconfiança da população e a menina se tornou então alvo de zombarias.

Foi então que, em uma de suas últimas aparições, a Virgem Maria ordenou à Bernadette que fosse até a gruta e começasse a cavar o chão, utilizando suas próprias mãos.

Bernadette obedeceu, mesmo sem entender o motivo do pedido, e para sua surpresa, no local onde ela estava cavando, começou a brotar água que nunca mais parou.

O povo, por saber que aquele local era seco, ao tomar conhecimento da água que brotou, começou a comparecer até a gruta em busca de cura.

A partir de então, com as águas da gruta de Lourdes, começaram a acontecer curas inexplicáveis: curas de pessoas com deficiência física, paraplégicos e com enfermidades incuráveis.

A Revelação da Imaculada Conceição

No dia 25 de março de 1.958, Nossa Senhora apareceu novamente para Bernadette e lhe disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Bernadette que não falava francês, mas sim um dialeto local, não compreendeu aquela expressão dita por Nossa Senhora e, ao sair da gruta começou a repetir a frase a si mesma, para não esquecer e, assim, conseguir contar para o padre, que havia pedido à menina uma prova das aparições.

Assim que o padre ouviu a frase dita por Bernadette, ele ficou perplexo, pois conhecida a limitação da jovem.

A Edificação da Basílica da Imaculada Conceição

A partir desse momento, a credibilidade das aparições de Nossa Senhora aumentou e, em 1876, foi edificada a Basílica da Imaculada Conceição, em Lourdes.

A Basílica recebe anualmente, milhões de fiéis de todas as partes do mundo.

Basílica da Imaculada Conceição, em Lourdes - Foto: Reprodução/ Internet.
Basílica da Imaculada Conceição, em Lourdes – Foto: Reprodução/ Internet.